Descubra como o artista Toti criou a Oficina de agosto com a sua irmã e como conseguiram ajudar o artesanato a se tornar uma fonte de subsistência de muitas pessoas!
Criador de lindas obras de arte vendidas na Oficina de agosto, Toti é um artista plástico paulistano que já viajou para fora para aprimorar ainda mais as suas técnicas de desenvolvimento.
Cocriador da Oficina de agosto, junto com Sonia Bech Vitaliano, sua irmã, trabalharam juntos em uma ideia para recuperar o artesanato brasileiro e torná-lo um meio de subsistência das pessoas, mas você sabe realmente quem foi o artista Toti e o que faz ele criar obras tão incríveis? Continue lendo o conteúdo de hoje e confira!
Quais foram as suas paixões, que o inspirou a se tornar um grande artista?
Antônio Carlos Bech, também conhecido Toti, se inspirou pela arte ainda criança.
Começando a trabalhar bem jovem, aos 14 anos desenvolvia sandálias, coletes com franja e bolsas de couro para vender. Com a sobra desse material fazia pulseiras e criava lindas bonecas. Foi próximo a essa época que trabalhou com estampas e misturas de cores em uma empresa da indústria têxtil.
A sua paixão e interesse pela pintura fez com que viajasse para a Itália para cursar o curso de desenho e pintura acadêmico.
Em seu retorno, o artista foi dono de um antiquário por mais de 25 anos, o que lhe trouxe uma grande bagagem e experiência com os mais diversos tipos de objetos e materiais da arte brasileira e do exterior. “A nossa compra de arte era concentrada no Brasil, Uruguai e Argentina, mas a nossa venda era para o mundo todo. Conhecíamos as histórias dos tapetes, esculturas, artes sacras e peças do mobiliário brasileiro que vendíamos,” dizia Toti.
Como, quando e onde o artista Toti criou a Oficina de agosto?
Passando por muitos lugares ao longo de sua vida, e após a fase do antiquário, o artista Toti se mudou para Ilha Bela, com o objetivo de criar uma oficina de arte itinerante e depois se mudou para Paraty, onde desenvolveu alguns trabalhos utilizando a matéria-prima disponível na região e a mão-de-obra local.
Em 1991, Toti chegou a um vilarejo mineiro conhecido como Bichinho, que fica localizado entre as cidades de Prados e Tiradentes. Local de paisagem deslumbrante e que faz parte da história da extração e exportação do ouro durante o período Brasil colônia.
Com uma preocupação ecológica contínua, Antônio Carlos passou a utilizar alguns materiais recicláveis para a criação dos seus objetos de decoração.
Principais materiais:
Madeira antiga
Ferro
Papel machet
Chapas de metal
Além disso, tendo também a consciência sobre questões sociais, o artista desenvolveu na própria comunidade um grupo de artesãos que ajudava na construção dos objetos de arte. Cada artesão aprendeu uma técnica e deu às obras um pouco de sua identidade.
Com isso, os moradores do Vilarejo, que tinha como principal fonte de renda a agricultura e a pecuária, conseguiram mudar as suas vidas através do desenvolvimento de artesanatos e obras de arte. Assim, o artista Toti e sua irmã criaram uma arte bastante inovadora e diferenciada, das quais colocaram a marca Oficina de agosto.
Mas qual é a missão e visão da Oficina de agosto, criada pelo Toti?
Atuando com bastante responsabilidade social, a Oficina de agosto valoriza as expressões da diversidade da cultura brasileira e mantém um compromisso com a sustentabilidade, tanto ambiental quanto social, o que ajuda a construir melhores condições de vida para as pessoas. Além disso, ela também ajuda a promover a inclusão social em um lugar que carece muito de oportunidades de trabalhos e o desenvolvimento sustentável.
Desde a sua criação, a Oficina de agosto tem a utilização de materiais recicláveis como sua maior característica e fonte de matéria-prima. Com isso, nossas ações conseguem contribuir positivamente para o meio ambiente, evitando a sua degradação.
A conscientização dos nossos funcionários e parceiros, em relação e à preservação e aos cuidados com o meio-ambiente é fundamental para a manutenção da área onde a comunidade vive e extrai sua fonte de renda.
Por esse motivo, a Oficina de agosto conseguiu despertar o potencial nas pessoas e transformar o artesanato em uma atividade sustentável e influente para o desenvolvimento local.
O artista Toti e sua irmã Sônia conseguiram atingir os seus objetivos de recuperar o artesanato brasileiro e torná-lo um meio de subsistência de muitas pessoas!
Equipe Oficina de agosto