Conheça os principais artistas da Arte Sacra Brasileira e descubra quais são suas principais obras, que estão espalhadas pelo país.
Com o intuito de promover a fé nas pessoas, a arte sacra se espalhou por todos os continentes e países da terra, em diversas religiões, mas sobretudo no cristianismo.
Com isso, esse movimento também foi crescendo em nações que antes eram colônias, como no Brasil, por exemplo, e diversos pintores e escultores tiveram suas obras conhecidas e ficaram famosos.
Tratando bastante sobre a devoção e os aspectos religiosos, essa arte, que está presente em diversos templos e lugares ritualísticos, também promove, com muito entusiasmo, a qualidade religiosa.
No post de hoje da Oficina de Agosto, falaremos um pouco mais sobre essa manifestação artística e te levaremos para conhecer os principais artistas da Arte Sacra Brasileira! Continue lendo e confira!
Aleijadinho
O primeiro deles, muito conhecido, é o Aleijadinho, um grande escultor do período colonial, conhecido também como Antônio Francisco Lisboa, nascido em 1730 ou 1738 e morreu em 1814. Suas obras ficaram bastante conhecidas por serem produzidas com pedra-sabão, que representou muito bem a cultura e a arte sacra do Brasil.
Uma das suas maiores e mais conhecidas de suas esculturas é o carregamento da cruz.
O Carregamento da Cruz faz parte do conjunto de 66 obras da Via Sacra, que estão expostas em seis capelas distintas. As esculturas do conjunto possuem um tamanho natural, registrando todos os passos de Jesus Cristo até a sua ressurreição. A cena do carregamento da cruz retrata o momento em que Jesus Cristo é obrigado a carregar a pesada cruz de madeira na qual será crucificado, retratando toda a dor em sua expressão.
Mestre Ataíde
Sendo um dos mais importantes artistas da arte sacra no Brasil colonial, Manoel da Costa Ataíde, conhecido também como Mestre Ataíde, nasceu em 1762 e faleceu no ano de 1830.
Nascido na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais, o talentoso artista mesclava, em suas obras, elementos da cultura do país com referências religiosas. Com seu estilo barroco, a obra “Assunção a virgem” foi uma das mais emblemáticas e representa muito bem a arte sacra em nosso país.
José Joaquim da Rocha
Sendo um dos principais artistas da arte sacra brasileira, José Joaquim da Rocha, nasceu em 1717 e morreu no ano de 1807. As obras desse famoso artista baiano, que foi um dos maiores produtores da arte sacra no Brasil, diferente dos outros acima, contavam com elementos eruditos para serem criadas.
Mas onde você pode encontrar as obras desses principais artistas da arte sacra brasileira?
Para conhecer um pouco mais das obras desses artistas tão famosos para esse movimento e de outros também, no Brasil há 3 grandes museus, localizados na Bahia, em Minas Gerais e em São Paulo. Confira abaixo um pouco mais sobre cada um deles:
Museu de arte sacra, localizado na universidade federal da Bahia
Estando na cidade de Salvador e inaugurado em 1959, esse museu apresenta, em seu acervo, obras do século XVI, XVII, XVIII e XIX. Contando com bastante obras de um dos principais artistas da arte sacra brasileira, José Joaquim Rocha, ele traz os elementos com que ele trabalhava estampado em sua arquitetura.
Museu da arte sacra de Mariana, no estado de Minas Gerais
Tendo sido fundado em 1962, o Museu da Arte Sacra, localizado na cidade de Mariana, no estado de Minas Gerais, conta com um acervo de mais de 2000 obras. Entre elas, você poderá encontrar esculturas, pinturas religiosas, vestimentas e elementos relacionados ao culto religioso.
Museu da arte sacra de São Paulo
Localizado no estado e cidade de São Paulo, ele possui um dos maiores acervos do Brasil, com 4000 obras. Fundado em 1970, o local não só contém lindas e famosas artes sacras do Brasil colonial, de artistas como Aleijadinho e Mestre Ataíde, mas também possui algumas que são internacionais. Além desses, há diversos outros museus espalhados pelo Brasil que contam a história dessa linda manifestação artística no país!
Equipe Oficina de Agosto