Muito parecida com a arte religiosa, é tido como arte sacra tudo aquilo que envolve cultos e rituais, como templos, vitrais, pinturas, esculturas de santos e deuses, entre outros. Confira mais sobre isso!
A arte sempre fez parte das nossas vidas. Não tendo a ver somente com pinturas, como as rupestres, que surgiram quando seres humanos ainda viviam em cavernas, elas são todas as manifestações culturais que fazemos.
Com isso, foram surgindo diversas manifestações artísticas ao longo dos séculos, seja para cultos religiosos, a ciência ou simplesmente para demonstrar a forma como o artista vê o mundo, no âmbito político e social.
Sendo feitas em pinturas e esculturas até músicas e teatros, elas foram e são um dos maiores privilégios dos seres humanos. No post de hoje da Oficina de agosto, abordaremos um pouco mais sobre uma das mais conhecidas e antigas manifestações artísticas, a arte sacra. Continue lendo nosso conteúdo e conheça!
O que é e quando surgiu a arte sacra?
Tendo surgido junto com as primeiras manifestações religiosas, as artes sacras são todas aquelas que compreendem a ornamentação sagrada e está intimamente ligada a isso.
Sendo um reflexo da história e da cultura, construída com o intuito de embelezar e trazer à tona a essência humana, suas principais manifestações artísticas podem ser encontradas em arquiteturas dos templos e igrejas; esculturas de santos; painéis no teto das igrejas; afrescos; pinturas; gravuras; mosaicos; entre outros.
Estando presente em todas as partes do mundo, é incorreto dizer que na arte sacra há um único estilo, pois diversas representações dela já foram feitas em diversos períodos da história. Um grande exemplo disso, é uma comparação entre o antigo Egito e o período renascentista. Nos dois haviam essas artes, mas eram totalmente diferentes.
No primeiro caso, podemos destacar o templo de Luxor, um dos mais famosos da região e no segundo, a capela Sistina que não só leva essas manifestações na sua arquitetura, como também no seu interior, com diversos vitrais trazendo representações religiosas e painéis também, como “A criação de Adão”, que foi pintado por um dos maiores artistas renascentistas, Michelangelo.
Há diferenças entre arte sacra e religiosa? Se sim, quais são elas?
Quando definimos o conceito de arte sacra, muitas pessoas podem pensar que ela e a religiosa são iguais. No entanto, embora se aproximem bastante, há algumas diferenças entre elas.
A arte religiosa, por exemplo, são manifestações que geralmente estão fora dos lugares onde são praticados rituais e cultos, como “O batismo de Cristo”, pintado por Andrea del Verrocchio, que hoje está localizado Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália.
Já as artes sacras estão localizadas onde são realizados os cultos e celebrações religiosas. Com isso, estão intimamente relacionadas aos rituais. Elas envolvem as sensações de religiosidade e fé dos fiéis envolvidos, mediados por um ambiente sagrado, conhecido como “espaço litúrgico”.
A arte sacra no Brasil e no mundo
Como citado acima, essa manifestação artística surgiu há milhares de anos. Com o tempo, elas foram se espalhando por diversas outras culturas, chegando no cristianismo, uma das maiores religiões do mundo. Com isso, a arte sacra cristã foi tendo um grande aumento, principalmente na Europa e em países colonizados, como no Brasil, por exemplo.
Assim, atualmente temos grandes templos, vitrais e esculturas, dos mais diversos estilos, sejam eles neoclássicos, góticos, entre outros. No entanto, além do cristianismo, já existia diversas outras manifestações artísticas com esses tipos de artes, como as indígenas, por exemplo.
Com tanta representatividade cultural religiosa no nosso país, há um museu em São Paulo, o Museu de Arte Sacra São Paulo, totalmente especializado nessas manifestações artísticas. Por isso, caso queira conhecer um pouco mais sobre a nossa história, se possível, conheça o local! Além disso, você também pode ter a representação desse tipo de arte na decoração de sua casa. Na Oficina de agosto, temos ótimas e lindas obroas que trazem essas manifestações artísticas. Acessem o nosso site e adquira e conheça!
Equipe Oficina de Agosto