Entenda a importância da preservação ambiental e os benefícios que ela traz ao nosso planeta!
O assunto sustentabilidade e preservação ambiental tem se tornado pauta de vários debates, não só no Brasil, mas no mundo também. Isso significa que, todos os dias, cada vez mais pessoas estão criando ou aderindo a movimentos que ajudem a proteger a natureza, o que é essencial para o nosso planeta.
Mas você sabe qual é a verdadeira importância da preservação ambiental?
Mas o que é a preservação ambiental?
Antes de entender a importância desse assunto, é essencial ter em mente que ele se refere a proteger a natureza das ações do homem.
Em todos esses milhares de anos que estamos aqui, muitas das evoluções e invenções dos seres humanos têm, de alguma forma, feito mal ao ambiente em que vivemos.
Isso é muito mais complexo do que se imagina, pois, assim não estamos apenas destruindo a natureza a nossa volta, como nossas vidas, uma vez que também fazemos parte dela.
Por muitos anos, os seres humanos, de modo geral, nunca pararam para pensar nisso.
Sempre criando grandes indústrias, explorando as mais belas florestas, desperdiçando milhões de litros de água por dia, nunca paramos para pensar que esses recursos fossem escassos e que eram extremamente necessários para nossa sobrevivência. Muitas vezes, sempre colocamos na conta do “depois a gente vê”. O problema é que essa conta chegou.
Com muitas cidades chegando ao marco zero da água, os furos na nossa camada de ozônio, a piora do aquecimento global, o derretimento das nossas geleiras e as nossas lindas florestas desaparecendo, dando espaço apenas para cinzas, muitos começaram a pensar em diversas alternativas para ajudar a proteger a natureza, pois começaram a entender a importância da preservação ambiental.
Mas você sabe como pode contribuir com a preservação ambiental?
A importância da preservação ambiental e como as pessoas podem contribuir com ela
Como citado acima, muitas pessoas não deram tanta importância para a preservação ambiental, sempre acreditando que nossos recursos não iriam acabar, mas, se não fizermos nada, isso está próximo de acontecer.
Se houver cada vez mais furos na nossa camada de ozônio, não haverá apenas o derretimento das geleiras (o que já é algo ruim, pois pode trazer doenças que o ser humano nunca imaginou conhecer), mas também aumentará os incêndios florestais.
Isso acontecerá porque quanto menor for nossa camada de ozônio, mais a luz solar se incidirá na terra e, consequentemente, nas nossas florestas.
O que torna tudo ainda mais complicado é a quantidade de lixo que é jogado em muitos lugares, como nelas também, pois a partir do momento que a incidência da luz do sol é maior por causa da camada de ozônio e há vidros jogados em meio às nossas florestas, os raios ultravioletas podem refletir nele e acender uma faísca que acaba se espalhando por todas as árvores envolta. Isso piora ainda mais quando há uma grande quantidade de área desmatada.
Além do derretimento das geleiras que pode trazer novas doenças, as queimadas nas nossas florestas deixam nosso solo mais quente e aumenta ainda mais a temperatura da terra, uma vez que elas são as únicas, depois da camada de ozônio, que nos protege da incidência da luz solar.
Então, se isso continuar, nós realmente colocaremos a natureza em risco, mas é bom que lembremos que também estaremos, pois fazemos parte dela. Nós também somos ela.
Com essa aceleração do uso de recursos, sem reciclar, sabendo que um dia ele irá acabar, o ser humano um dia poderá causar a própria extinção. Por isso, nós devemos começar a pensar um pouco mais no nosso futuro do que no presente.
Formas de ajudar na preservação ambiental e tornar o mundo um lugar melhor:
- Reduza o desperdício de água: Nossa água, que utilizamos para beber, tomar banho ou lavar a louça, é doce. Ela é proveniente dos rios, lagos e lagoas do nosso país. Contudo, ela é escassa. O custo para a dessalinização da água do mar é alto demais e, aos poucos, nossas represas estão desaparecendo. Por isso, evite o desperdício desse tão valioso recurso;
- Reduza o consumo de energia: A energia também está intimamente ligada a água, uma vez que esse recurso, muitas vezes, é proveniente das hidrelétricas, que utilizam a água das represas para gerarem energia;
- Prefira produtos recicláveis à descartáveis: Muitos dos produtos que utilizamos são feitos à base de plástico. Sacolinhas de supermercado, canudos, garrafas de refrigerante, entre outras. Contudo, esse material pode demorar de 400 a 500 anos para se decompor na natureza, o que acaba criando grandes lixões, que podem trazer muitas doenças, e também uma quantidade excessiva no mar, acabando com a vida de muitos animais;
- Adquira produtos feitos com madeira de demolição: Como citado acima, o desmatamento cresce a cada dia. Isso ocorre para que as indústrias consigam fazer cada vez mais objetos e artigos para consumo. Por isso, uma ótima forma de não contribuir com isso é preferindo produtos que são feitos com madeira de demolição. Ou seja, é uma madeira que foi reciclada de demolição de casas ou construções, mas que está em perfeito estado para fazer as mais variadas peças, como móveis, por exemplo.
Equipe Oficina de Agosto