Símbolo de proteção e paz, conheça de onde vem a arte do Divino Espírito Santo e suas representações!
Desde o começo dos tempos, a arte e a religião sempre estiveram lado a lado. Muitas obras que eram feitas ainda nos tempos das cavernas ou até, um pouco mais recente, no antigo Egito, Grécia e Roma, tinham a ver com as religiões que eles seguiam.
Quando a civilização foi mudando e o cristianismo estava enraizado cada vez mais no ocidente e até em alguns países do oriente, a arte também estava lá. Nos templos cristãos é possível vê-la na arquitetura, nas esculturas e até nos grandes painéis e afrescos que há dentro deles, como a tão comentada “Santa Ceia”, criada pelo grande artista Leonardo Da Vinci.
Essas manifestações artísticas religiosas, das quais chamamos de arte sacra, continuaram ao longo do tempo e, em muitas ocasiões, representavam momentos bíblicos ou pessoas que tiveram uma grande importância na história da religião, como os apóstolos e Jesus, por exemplo.
Sendo uma das obras produzidas até hoje, a arte do Divino Espírito Santo tem estado na decoração de muitos apreciadores dessa linda representação, geralmente esculpida em madeira ou lata, mas você sabe qual é a sua origem e o que ela representa? Continue lendo o post de hoje da Oficina de agosto e confira!
O que é o Espírito Santo?
Como citado acima, muitas obras sacras que fizeram e fazem sucesso no ocidente são representações de personagens ou momentos bíblicos. Com o Espírito Santo, não é diferente.
Não só para o catolicismo, mas para outras designações da religião cristã, como o protestantismo, Deus se manifesta em três “pessoas” de uma única substância, que são: Deus pai, Deus filho e o Deus Espírito Santo, criando algo que chamamos também de Santíssima trindade.
Na primeira citação sobre ele, em Lucas 3:16, mostra que João Batista disse: “Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas ei que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse, vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”.
Em outra passagem, que fica em João capítulo 15 e versículo 26, diz que ele é um Espírito de Verdade: “Mas, quando vier o consolador, que eu da parte do meu pai vos ei de enviar, aquele espírito de verdade que procede de meu Pai, ele testificará de mim”
Além dessas duas, outra passagem que fala sobre o Espírito Santo e que é muito citada pelos pentecostais fica em Atos capítulo 2, que diz: “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam concordemente no mesmo lugar; E, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
Foram vistas por ele línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme ele lhe concedia que falassem”.
Essa data citada, o dia de pentecostes, que acontece 50 dias após a Páscoa, também é chamada de “o dia do Divino Espírito Santo”.
Mas o que é a arte do Divino Espírito Santo?
Sendo muito apreciada pelos cristãos, a arte do Divino Espírito Santo pode estar presente em diversas decorações, como painéis, placas e luminárias, e é considerado um grande símbolo que traz proteção e paz para dentro do seu lar, representado por uma pomba branca ao centro, rodeada de flores e frutas, feita de forma artesanal, podendo utilizar materiais como madeira de demolição e latas pintadas.
Mas você sabe por que não só nessa obra de arte, mas em diversos lugares o Divino Espírito Santo é representado por uma pomba? Continue lendo e confira!
A pomba e o Divino Espírito Santo
Apesar de no livro de Lucas o Espírito Santo ser apresentado como fogo, muitas representações dele mostram-no como uma pomba, pois em gênesis diz que o espírito de Deus pairava sobre a face das águas, como uma pomba que paira sobre os filhotes sem tocá-los.
Além disso, outra relação que há no cristianismo é com o dilúvio, que muitos acreditam estar diretamente ligado ao batismo de Jesus, como uma prefiguração do batismo. Por isso, quando Noé envia uma pomba branca a procura de terra firme, também se dá a representação do Espírito Santo.
Outro contexto também apresentável é um mais antigo, onde esse animal era visto como a representação do Divino no mundo antigo, onde muitos deuses também eram apresentados rodeados de pombas.
Por isso, para trazer ainda mais beleza, proteção e paz para sua decoração e seu lar, na Oficina de agosto você pode encontrar diversas representações da arte do Divino Espírito Santo. Acesse nosso site e confira!
Equipe Oficina de agosto