A produção artesanal nada mais é do que atividades produtivas de objetos e artefatos que são realizados de forma manual, se utilizando de meios rudimentares ou tradicionais. Além disso, destacamos a exclusividade da arte em produção artesanal.
A exclusividade da arte em produção artesanal acontece, pois, esse tipo de produção é reconhecido como uma cultura autêntica, que, geralmente, se origina da tradição artística de uma comunidade ou de um povo específico, onde o trabalho é feito por artesãos de dentro de suas casas ou oficinas.
Dessa forma, a produção artesanal é o oposto da produção industrial. Após a revolução Industrial, o trabalho passou a ser feito dentro das fábricas, com a utilização de máquinas capazes de otimizar o tempo, isso possibilitou a produção de produtos em maior escala. A produção industrial passou a gerar produtos padronizados e em grandes quantidades, enquanto a produção artesanal continuou a produzir produtos singulares e, portanto, exclusivos.
Agora, nós da Oficina do Agosto, apresentaremos aspectos sobre a exclusividade da arte em produção artesanal, além da sua importância. Confira!
A importância da produção artesanal para a cultura
Um dos aspectos que mostram a exclusividade da arte em produção artesanal, é o seu aspecto cultural. O caráter ancestral do modo e da tradição do fazer a arte mostram a importância cultural que ela possui.
Assim como, os valores que as produções artesanais, que são reconhecidas como patrimônios materiais e imateriais, contém é muito mais do que a recompensa monetária pelo tempo gasto do artesão na execução da arte e do gasto com materiais utilizados.
Isso ocorre porque a arte da produção artesanal tem inserida nela a tradição das técnicas utilizadas na confecção da arte, tradições que são transmitidas pelas gerações e perpetuam o respeito à tradição e cultura de um povo.
A exclusividade da arte em produção artesanal
Além do respeito e da continuação de uma tradição e cultura de um povo, a produção artesanal e sua arte também se distinguem por serem únicas e exclusivas.
Ou seja, enquanto nós vivemos em uma sociedade na qual indústrias produzem, por meio de máquinas, qualquer objeto em uma enorme escala e todos seguem o mesmo padrão, a produção artesanal vem na contramão produzindo objetos únicos.
Dessa forma, pode até haver uma ou outra peça de produção artesanal parecidas, mas nunca existirão peças iguais. E tudo isso por causa da exclusividade da arte em produção artesanal.
Qualidade e identidade da produção artesanal
A partir do momento no qual a arte em produção artesanal não é industrializada e é única, ela construiu sua identidade e a deixa presente.
Ou seja, a exclusividade da arte em produção artesanal traz identidade, personalidade e mais valor monetário para essa arte.
Além da cultura e identidade própria, a produção artesanal também considera a qualidade da matéria prima que é utilizada para confecção da arte, levando em conta não só a exclusividade, mas também a qualidade do produto final e de seu processo de produção.
A arte em produção artesanal e a sustentabilidade
Outro ponto que apresenta a exclusividade da arte em produção artesanal é que esse tipo de arte é, em sua essência, sustentável.
De forma que, diferentemente de muitas indústrias que se utilizam de materiais em larga escala e sem se atentar se eles agridem o meio ambiente ou durabilidade, os artesãos se utilizam de materiais recicláveis e que duram por mais tempo. Isso causa menor impacto e contribui para o meio ambiente.
Agora que você conheceu diversos aspectos positivos e a exclusividade da arte em produção artesanal, que tal conhecer as nossas obras de arte? Temos muitas produções artesanais, e todas exclusivas, esperando para fazer parte da decoração da sua casa e transformá-la em única!
Equipe Oficina do Agosto
Foto: Werner Rudhart