O reaproveitamento da madeira é muito importante para o meio-ambiente, a sociedade e a sustentabilidade. Entenda como funciona!
A cada ano, o assunto sustentabilidade vem ganhando mais força. Em razão das grandes extrações e descartes indevidos na natureza, o uso da madeira, um dos nossos insumos mais importantes, tem sofrido algumas alterações.
Isso acontece porque essas ações que são feitas na natureza podem gerar impactos negativos significativos que prejudiquem o desenvolvimento sustentável da economia do país e da biodiversidade.
Uma ótima alternativa a isso é reciclar a madeira e os resíduos da madeira. No post de hoje, da Oficina de Agosto, te mostraremos como isso funciona e quais são os principais impactos positivos que ela pode trazer tanto para a natureza quanto para a sociedade. Continue lendo o conteúdo e confira!
De onde vem a madeira reaproveitada?
A madeira reaproveitada pode ter sua origem da construção civil e da demolição de casas, barracões e edificações. São colunas, pisos, janelas e portas que dão vida a diversos produtos artesanais, como os lindíssimos objetos de decoração, luminárias e quadros disponíveis na Oficina de Agosto.
Outro exemplo são os resíduos da madeira utilizada pela indústria de celulose são usados como biomassa e transformados em energia. Ou seja, há melhor aproveitamento da madeira dentro da indústria que a utiliza como matéria-prima.
Quais são os benefícios da utilização de madeiras recicladas?
Atualmente, há um grande desmatamento em busca de madeira. Para se ter uma ideia, segundo o Global Forest Watch, em 2018, o mundo perdeu 12 milhões de hectares de floresta tropical. Se isso continuar, em um prazo de médio tempo, nossas florestas, faunas e floras podem diminuir consideravelmente.
O reaproveitamento de madeira pode ser uma solução bem atrativa para frear o problema global do desmatamento das florestas. Isso traz ótimas vantagens para o meio-ambiente e, consequentemente, para a população.
Além disso, o reaproveitamento e a preservação das árvores podem trazer vantagens para o clima do país também. Continue lendo abaixo para descobrir o porquê!
O desmatamento e o clima – Causas e consequências
Você já ouviu a frase: “O Brasil não tem as quatro estações, é quente o ano todo” ou até mesmo percebeu que o clima nas últimas décadas parece que está mudando, como se estivesse esquentando cada vez mais. Isso se deve ao fato do aquecimento global, mas não é apenas por esse motivo. Vamos explicar.
Para proteger a terra e as pessoas dos raios ultravioletas, emitidos pela luz solar, existe algo que chamamos de camada de ozônio, É como uma redoma invisível ao olho nu que fica envolta da terra. Porém, apesar de proteger, essa camada também pode ser furada.
Com diversas queimadas acontecendo no mundo, como no Brasil, somado aos grandes processos de produção industrial, há uma alta emissão de gases poluentes, como o CO, CO2, entre outros.
Esses gases, quando entram em contato com o ozônio, acabam provocando uma reação que fura um pouco dessa imensa camada que protege o nosso planeta. Como consequência, os raios ultravioletas passam por ela e podem atingir nosso solo.
No entanto, as árvores, muitas vezes, acabam protegendo as luzes solares de chegar até nós com tanta intensidade. Contundo, sem a preservação delas e o reaproveitamento da madeira, isso pode acabar não acontecendo.
Quando as pessoas desmatam uma área, ela acaba ficando desprotegida, com os raios atingindo o solo. Consequentemente, ele acaba esquentando e aumentando a temperatura em cidades onde não há quase árvores para protegê-las.
Não à toa que em muitos países onde não souberam promover a sustentabilidade, como nos Estados Unidos da América e algumas nações da Europa, o clima no verão pode acabar atingindo 50 ºC.
Fazer o reaproveitamento da madeira é uma das melhores formas de promover a sustentabilidade. Por isso, na Oficina de agosto nossos produtos são totalmente artesanais e sustentáveis. Acesse a nossa loja e conheça quais são eles.
Equipe Oficina de agosto